quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Godinho Lopes e a caça aos bufos


A mudança de paradigma do Sporting pensado por Godinho Lopes tem um mérito inquestionável. O presidente pode até nem ser a pessoa mais indicada para o lugar mas a redução de responsáveis acaba por estar a garantir que o controlo de informação seja maior.

Luís Duque e Carlos Freitas eram responsáveis que gostavam de falar. O primeiro falava livremente e não estabelecia grandes limites, o segundo falava em off mas também não se importava de ir adiantando pormenores. Não eram os únicos. Havia demasiada gente a saber o que se passava em Alvalade e isso prejudicava. Lendo a entrevista que saiu no jornal A Bola hoje, destaquei a seguinte frase: "Posso dizer que notícias que saíram com eventuais investidores acabaram com essas possibilidades. Prejudicaram o Sporting. O estado hermético é fundamental para o futuro".

Não me interessa falar sobre o investidor, mas sim das constantes fugas de informação que ajudaram a contrariar a noção de blindagem do clube que chegámos a pensar existir com várias contratações que só foram conhecidas no próprio dia. No entanto, a conjuntura mudou e nada voltou a ser o mesmo.

Ao chamar toda a responsabilidade a si, havendo apenas um claro poder de decisão, será também mais fácil a Godinho Lopes controlar as fugas. Ontem foi notícia no jornal O Jogo que a direcção tinha terminado o contrato com a Cunha & Vaz que implicava um pagamento mensal de 2500 euros. Não conheço os contornos da decisão, mas estranhei que hoje Miguel Morgado (assessor de Godinho Lopes e dos quadros da agência de comunicação) tenha aparecido no jornal A Bola ainda nessa função.

Os "bufos" existem no Sporting e é fundamental identificá-los e chamá-los à razão ou em alternativa mostrar-lhes a porta da saída. O círculo de confiança tem de ser o mais reduzido possível e só há uma forma verdadeiramente eficaz de o conseguir: se for apenas um. O presidente do Sporting está a caminho disso ao mesmo tempo que corre um risco: a responsabilidade total sempre foi dele, mas agora as decisões - todas - também o são. Tal como Vercauteren, Godinho também terá dois/três meses para perceber se a aplicação destes métodos terá sucesso.

1 comentário:

  1. "Posso dizer que notícias que saíram com eventuais investidores acabaram com essas possibilidades. Prejudicaram o Sporting.

    É preciso que esses investidores tenham realmente existido.
    Até ao momento não vi prova nenhuma dessa existência.

    Por outro lado é apenas mais um falhanço de Godinho Lopes.
    Criticaram os investidores russos de BdC.
    Disseram que traziam investidores chineses (eram melhores que os russos?).
    Acabam por não trazer ninguém...

    Uma gestão sem pés nem cabeça...

    ResponderEliminar